Limpeza de feridas – Experiência com sabonete byCorpus

A limpeza de lesões de pele é o primeiro passo para o sucesso na reparação dos tecidos. Digamos que seja uma grande ferramenta para ajudar os soldados da linha de frente (leucócitos).

As feridas são facilmente colonizadas por microrganismos, e muitos deles são patogênicos. Quando crônicas, tendem a ser polimicrobianas. Ou seja, há muitos espécies de invisíveis causando danos ao hospedeiro. Lembremos que como são seres vivos, precisam de alimento, oxigênio (embora existam as anaeróbicas) e espaço, competindo assim o hospedeiro.

Outro aspecto relevante é que eles formam uma camada de proteção e desenvolvem-se livremente dentro dela (Biofilmes), o que dificulta o acesso dos antimicrobianos sistêmicos ou local. Digamos que são espertas, experts e amigas uma das outras, pois num mesmo espaço conseguem conviver inúmeras espécies de bactérias aeróbias, anaeróbias e fungos.

Mais um fator importante é que o pH das feridas crônicas tendem a ser alcalinos, um meio muito propício para crescer os invisíveis e mais um fator adverso à reparação. É muito fácil que as feridas se tornem infectadas localmente, com risco de se tornarem sistêmicas.

Essas situações exigem arregaçar a manga para produzir uma boa limpeza. E o uso de substâncias surfactantes é primordial para ajudar a romper a barreira do biofilme e permitir acesso aos antimicrobianos tópicos. Diante disso, temos tidos diversos relatos off label de enfermeiros que usam nossos produtos de higiene para essa finalidade. Nós também temos usado e temos visto uma excelente efetividade na limpeza.

Queremos deixar aos profissionais de saúde acesso a apresentação da Enfermeira Maria Oliveira sobre sua experiência medida de pH antes e depois de limpar feridas crônicas. Clicar aqui

Os sabonetes da byCorpus têm como diferenciais:

Com pH acidificado
Dermatologicamente testados
Hipoalergênco
Oftalmologicamente testados
Baixa formação de espuma
Suaves

Autoria: Dra Beatriz Yamada – Proprietária da marca byCorpus