Enfermeiro na linha de frente – hidrate suas mãos

O profissionais da saúde da linha de frente, em especial os enfermeiros e demais membros da equipe de enfermagem, realizam muitos procedimentos ao longo de sua jornada de trabalho, e é necessário lavar as mãos antes e depois de cada um destes. Isso quando não é necessário lavar durante os procedimentos.

Quando estou atendendo pessoas com lesões de pele, lavo minhas mãos pelo menos umas três vezes. Agora, multiplique isso pelo números de pacientes diários.

Com essa pandemia lavar as mãos ficou quase um ritual obsessivo, porque todo mundo está com medo de se contaminar. Isso é importante, porque tais atitudes ajudam a evitar o risco de não contaminar-se e nem contaminar o outro. Porém, o resultado é explícito na pele: ressecamento em demasia e risco de lesões e dermatites. No meu livro publicamos um caso sobre isso.

Com essa necessidade de lavar e lavar é preciso abusar do hidratante entre os intervalos de cuidados. Sei que as vezes nem é possível, devido o intenso uso das mãos, mas é necessário. É também desejável um sabonete com pH acidificado e rico em emolientes. Pois já sabemos que a maioria dos sabões do mercado deixam a desejar nesse aspecto, levando ao consumidor sabonetes em barra ou mesmo líquido alcalinos. Esse nível de pH é um problema, além de ressecar mais, fomenta crescimento de microrganismos. São aspectos básicos essenciais para a saúde da pele.

Diante dessa pandemia já estão sendo publicados artigos sobre o assunto de cuidado com a pele e até consensos já foram criados. Irei colocar alguns trechos dos artigos.Um artigo que tem como título o que os dermatologistas devem saber (1), citando outros textos diz que:

  • uso prolongado de luvas ocasiona maceração e erosões – possibilitando ocorrência de dermatites de contato;
  • o uso exagerado de detergentes e desinfetantes irrita a pele e compromete o manto hidrolipídico, levando a dermatite também;
  • dois terços dos profissionais da saúde lavam suas mãos mais que dez vezes ao dia, e somente 22% aplicam hidrante. Confirma o texto original em itálico.

“Long-term use of protective gloves leads to occlusion and a hyper-hydration state of the epidermis clinically observable as maceration and erosions (4), possibly leading to the development of contact dermatitis. Exaggerated hand washing with detergents/ disinfectants can impair the hydro-lipid mantle of the skin surface and may also beresponsible for irritation and even the development of contact dermatitis\ (figure 2). Two-thirds of health care workers will wash their hands over 10 times a day, but only 22% are applying skin protective cream (7)”

O Consenso chinês, que se vale também da recente experiência, referindo sobre as medidas de cuidado da pele depois do higiene das mãos recomenda aplicar creme todas as vezes se as condições permitirem (Skincare measures after hand hygiene: Apply hand cream every time after hand hygiene if the condition allows)2

Sem mãos íntegras os profissionais não conseguirão exercer seu papel de cuidados.
Para nós da byCorpus o cuidado das mãos sempre foi uma preocupação e por isso há alguns anos desenvolvemos uma apresentação de nosso creme para mãos e pés, que inclui uma apresentação de bolso.

Características:

  • Absorve rapidamente e não fica melado.
  • Hipoalergênico e dermatologicamente testado
  • Hidratação comprovada
  • Rico em emolientes e ativos naturais
  • Grau 2

Cuidar do outro é nobre, cuidar de si é preservação. Invista em seu autocuidado.

Dra Beatriz F A Yamada
Estomaterapeuta/Psicoterapeuta
Proprietária da marca byCorpus

Referências:
1. R. Darlenski and N. Tsankov, Covid-19 pandemic and the
skin - What should dermatologists know?, Clinics in Dermatology (2020), https://doi.org/
10.1016/j.clindermatol.2020.03.012


2. Yan, Y et al. Consensus of Chinese experts on protection of skin and mucous membrane barrier for health-care workers fighting against coronavirus disease 2019