POP – Passos para construção

Organizar os procedimentos nos ajudam a minimizar a ocorrência de erros em todos processos.

Nesse texto, estamos deixando os passos para fazer qualquer tipo de POP. Criamos um POP relacionado ao armazenamento dos produtos byCorpus para higiene e hidratação para usar em consultórios. BAIXE AQUI

E para começar, já vamos decifrando a sigla, que nesse contexto significa:
P = procedimento
O = operacional
P = padrão

Para que serve? De modo simples, para organizar toda e qualquer atividade dentro do universo do trabalho, sendo isso de muita importância dentro das empresas, mesmo que seja unipessoal. Assim, um POP vai ajudar a:

  • Orientar a si mesmo e aos colaboradores;
  • Minimizar erros nos processos;
  • Reduzir variações na realização dos procedimentos;
  • Melhorar a qualidade de toda e qualquer atividade.

E quais são os passos para realizar? Primeiramente, se faz necessário criar o cabeçalho e nele deve conter:

  • Nome/logo da empresa (se tiver);
  • Nome do setor (Se viável);
  • Nome do procedimento descrito no documento;
  • Número do documento;
  • Número da revisão;
  • Data da criação do documento;
  • Quem elaborou;
  • Quem fez revisão e correção;
  • Quem fez a aprovação do documento.

A partir de então, 5 passos são necessários para construir o POP.
Sendo esses:

  • Objetivo – foco e o resultado esperado
  • Responsabilidade – o responsável que executará o procedimento;
  • Definição: consiste na descrição dos termos técnicos;
  • Materiais: o que irá usar para realizar o procedimento;
  • Procedimentos: passo a passo de cada uma das ações.
  • Referências bibliográficas: de onde tirou a informação.

    Agora que você já viu como proceder, poderá criar muitos outros..

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    Obrigada,

    Beatriz F A Yamada e Tayná Ortolani