Janeiro também é Roxo
Janeiro também é um mês destinado para divulgar uma doença milenar (descrita até na Bíblia), mas ainda muito presente no mundo e em nosso país.
Muito já se fez para o controle da doença, mas o bacilo ainda resiste. A doença acomete pessoas que estão susceptíveis, e que se contaminam ao receber, pelo ar, gotículas de saliva e secreção nasal de outra pessoa contaminada pelo bacilo, e geralmente de pessoas de convívio próximo.
Dadas as sequelas e história que cerca essa doença, ainda há muito estigma e preconceito.
Sabemos claramente que tem cura e prevenção. Assim, qualquer mancha insensível deve ser prontamente avaliada por um profissional saúde da área de dermatologia. As unidades básicas de saúde (UBS) são aptas para realizar todos procedimentos para avaliação, diagnóstico e tratamento, sendo tudo gratuito. Uma rotina de exame da pele para qualquer pessoas é uma boa prática de cuidados com a saúde.
A hanseníase é causadora de insensibilidade porque ataca os nervos. Assim, os pés e a mãos são alvo fácil de ocorrências e recorrências de traumas, tais como: queimaduras e lesões que tendem a se cronificar, se não forem bem tratadas.
As alterações também levam ao ressecamento da pele, ocasionado fissuras e, se não tratadas, formam lesões e infecções. Assim, cuidar da pele é fundamental.
Dicas de cuidados dos pés:
- Procurar um profissional da área para remover calos e calosidades
- Lavar os pés usando sabonete acidificado
- Deixar os pés por uns cinco minutos na água morna com vinagre para ajuda a manter a acidez da pele e proteger dos microrganismos
- Hidratar a pele pelo menos umas duas vezes ao dia
- Higienizar os calçados
- Usar meias e calçados confortáveis que acomodem bem os pés, evitando àqueles com costuras
- Exercícios físicos são bem vindos
Vamos comemorar e compartilhar.
Dra Beatriz F A Yamada
Enfa Estomaterapeuta
Psicóloga – Coach
Aderindo a campanha do Janeiro Roxo, a by Corpus está fazendo um sorteio de creme hidratante para pés e mãos.
Clique nesse link para participar