Como foi o 2020 na sua empresa?

Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.

John Kennedy


O ano de 2020 foi àquele ano! Daqueles que jamais será esquecido pela problemática global.

Nada novo, porque a humanidade já passou por péssimos anos ao longo de sua história. Mas, essa pandemia foi devastadora, assustadora, de súbito, invasiva, nos mostrou a impotência etc. Foram milhares de vidas perdidas, muito abalo na saúde pública, na economia, nas relações pessoais, na vida emocional, entre tantos outros problemas. Não temos, ainda, como medir o tamanho do estrago para a humanidade. Isso é fato! Mas pouco a pouco saberemos os efeitos dessa aparente mazela em nossas vidas, e cada pessoa vai absorver e reagir de um modo diferente.

E sobre as empresas e empregos? Dados do IBGE, de julho, mostram que 4 em cada 10 empresas faliram devido a pandemia, sendo que 522 empresas fecharam as portas em apenas 15 dias depois. Isso mostra o quanto as empresas estavam despreparadas economicamente para enfrentar crise. Se faliram empresas, por conseguinte, aumentou mais ainda o desemprego no país, que já atinge 13,1 milhões de pessoas. A situação seria muito pior se não fosse a intervenção do governo, embora seja o papel do Estado, gratidão por isso.

Bem, não quero me prender ao lado negativo da pandemia. Tenho buscado focar naquilo que possa fazer-me crescer e que aprendizado eu terei para minha vida profissional, como sócias de duas pequenas companhias, bem como vida pessoal, não há como dissociar-se.

São nos momentos mais difíceis que surgem as melhores oportunidades. Levante a cabeça, assim será mais fácil enxergar novas possibilidades.
Não desanime diante dos obstáculos e siga firme em sua busca pelo sucesso.

Marciel Muniz dos Santos


E com toda essa crise, muitas empresas ficaram em pé sendo criativas e usando adequadamente seus recursos humanos e financeiros. Outras precisaram se reinventar, fazendo valer a criatividade do povo brasileiro, também. Àquela de quem não foge da luta. Como psicóloga que também sou, esse movimento dos seres humanos, buscando superar as adversidades, me desperta muito interesse, me anima, me enche de contentamento, pois acredito nas pessoas. A capacidade de ser resiliente, não perder a esperança e continuar, sem trancos e barrancos, mas com fé e otimismo. Isso me anima, mesmo. Gosto de desafios, e gosto também de crises, porque se soubermos aproveitar damos um salto de crescimento e amadurecimento pessoal.

Votando as empresas, podíamos estar naquela estatística, também. Mas desse limão, fizemos logo uma limonada. Somos do grupo que aproveitaram a crise para dar um salto para o futuro. Ao final desse ano, com toda humildade, mas também com orgulho e gratidão, para nós, aqui na byCorpus, concluímos que 2020 foi um ano muito produtivo. Aproveitamos a crise para mudar muitas coisas: nome da empresa, endereço, quadro de sócios, ampliação dos tipos de CNAE, processos etc. Demos um pulo enorme. Nosso valor de aluguel triplicou. Como assim? Sim, mudamos de um lugar pequeno para outro maior e com melhor infraestrutura, já pensando no futuro.

Tivemos inúmeros gastos com toda essa mudança, porque ao mudar uma empresa de lugar é quase como nascer de novo. Mas, valeu a pena. A casa está realmente arrumada para esperar 2021, 2022 e quiçá 2030. Temos um lugar aconchegante, com espaço de treinamento intimista, cuja entrada tem um solário, escritórios multiusos, ótimas áreas de estoque, além de banheiro adaptado, pois inclusão é uma necessidade. Enfim, tal como um lar, assim está nossa casa pronta para receber 2021, receber pessoas, quando o isolamento social passar. Queremos ter

E os recursos financeiros? Nosso caixa também estava limitado e dívidas para pagar. Mas, quase como que um milagre divino, os recursos foram aparecendo. Um dos nossos produtos é sabonete fisiológico e, graças ao uso dele no contexto da saúde, fomos abençoados com muitas vendas, que nos deram condições de continuar nosso processo de inovação e renovação empresarial, pagar nossas dívidas e ainda ter uma reserva. Isso foi muito maravilhoso, pois, embora estejamos no mercado desde 2005, para mim, é quase como meu começo. Bem da verdade posso considerar como meu começo em assumir todas as responsabilidade de nesse negócio.

A byCorpus é uma pequena empresa familiar, administrada pela força de quatro mulheres, mulheres em aprendizado. Somos guerreiras, trabalhadoras, cuidadosas, atentas a tudo, detalhistas, econômicas, organizadas, amantes do belo e cheias de fé. Cada uma de nós tem uma qualidade diferente, e juntas construímos algo singular. E estamos felizes com nossas aquisições e progresso. Fomos abençoadas pelo nosso esforço e dedicação. Gosto muito dessa frase, ela me guia nas jornadas da vida.

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

NVI Josué 1:9

Cena 1, encerrada. O que faltou, não dependeu de nós. Obrigada ao 2020! Que tenhamos força para superar as muitas crises que 2021 ainda nos trará. Certamente, com fé, força e foco sairemos vitoriosos.
“Adeus, ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer…”, com muito trabalho e mangas arregaçadas.

Beatriz Farias Alves Yamada
CEO byCorpus

Nosso solário com uma jabuticabeira. Plantada em homenagem a minha sogra que faleceu ano passado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *