POP – Passos para construção
Organizar os procedimentos nos ajudam a minimizar a ocorrência de erros em todos processos.
Nesse texto, estamos deixando os passos para fazer qualquer tipo de POP. Criamos um POP relacionado ao armazenamento dos produtos byCorpus para higiene e hidratação para usar em consultórios. BAIXE AQUI
E para começar, já vamos decifrando a sigla, que nesse contexto significa:
P = procedimento
O = operacional
P = padrão
Para que serve? De modo simples, para organizar toda e qualquer atividade dentro do universo do trabalho, sendo isso de muita importância dentro das empresas, mesmo que seja unipessoal. Assim, um POP vai ajudar a:
- Orientar a si mesmo e aos colaboradores;
- Minimizar erros nos processos;
- Reduzir variações na realização dos procedimentos;
- Melhorar a qualidade de toda e qualquer atividade.
E quais são os passos para realizar? Primeiramente, se faz necessário criar o cabeçalho e nele deve conter:
- Nome/logo da empresa (se tiver);
- Nome do setor (Se viável);
- Nome do procedimento descrito no documento;
- Número do documento;
- Número da revisão;
- Data da criação do documento;
- Quem elaborou;
- Quem fez revisão e correção;
- Quem fez a aprovação do documento.
A partir de então, 5 passos são necessários para construir o POP.
Sendo esses:
- Objetivo – foco e o resultado esperado
- Responsabilidade – o responsável que executará o procedimento;
- Definição: consiste na descrição dos termos técnicos;
- Materiais: o que irá usar para realizar o procedimento;
- Procedimentos: passo a passo de cada uma das ações.
- Referências bibliográficas: de onde tirou a informação.
Agora que você já viu como proceder, poderá criar muitos outros..
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Obrigada,
Beatriz F A Yamada e Tayná Ortolani